ME ENCONTRE NAS
Redes Sociais
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Pinterest - Círculo Branco

VISITAS NO SITE

(12) 98899-0290 WhatsApp Vendas

*Atendimento de 2ª a 6ª das 08:00 - 17:00hs

São José dos Campos | SP

© 2018 Fernanda Lacerda | Boutique do Feltro. Todos os direitos reservados.

Peças 3D: 3 dicas para confeccionar

Atualizado: 30 de Ago de 2018

Neste post vou te dar 3 dicas para perder de vez o receio de confeccionar peças 3D.

O Coelhinho 3D é o meu mais recente trabalho neste formato. <3

E por que leva a denominação "3D"?


O "3D", relativo ao artesanato em Feltro, indica que um trabalho apresenta volume quando observado de todos os lados. As peças em 3D muitas vezes passam a impressão de que são complicadas e "difíceis" de confeccionar, por sua aparência de muito elaborada e vistosa.


No entanto, a confecção de peças 3D, pelo menos as de Feltro, é exatamente o oposto disso.

São na verdade muito práticas e fáceis de confeccionar. Eu explico!

1 - Preenchimento:

O Feltro é um material muito versátil! Ao mesmo tempo que é encorpado e não desfia como o tecido, é também maleável, flexível e assume bem o enchimento de Fibra Siliconada.

Nas peças 3D, ao preenche-las com a Fibra Siliconada podemos observar que alcançamos rapidamente e facilmente o formato sem muito esforço ou cuidado extremo.

Unimos a maleabilidade do Feltro + o formato mais aberto do 3D = etapa enchimento "mel na chupeta".

Minhas alunas não me deixam mentir, concordam que a etapa do enchimento é infinitamente mais tranquila e prazeirosa de executar do que em peças tradicionais 2D, as quais devemos ter todo um cuidado para preencher bem as bordas sem deixa-las com dobras ou rugas.

2 - Caseado:

Para executar o caseado, ponto que utilizamos para costurar as partes que compõem a peça, é preciso sempre trabalhar com os alfinetes. Isso porque as partes precisam se encaixar e alinhar perfeitamente para resultarem no formato 3D proposto.

Então você me diz: "então já complicou Fê... costurar com alfinete?!". Calma!

Pelo contrário! O alfinete é uma segurança de que você está caseando tudo certinho. E ao chegar próximo ao alfinete, este precisa ser retirado, ficando apenas os alfinetes que você ainda vai alcançar.

3 - Abertura para o preenchimento de fibra :

Quem faz Artesanato em Feltro sabe: um dos nossos pesadelos é a finalização do fechamento da peça com o caseado, estando a peça já preenchida. Sempre fica aquela "diferença" no nivelamento do caseado, aquele defeitinho... :(

E aí podemos utilizar vários recursos que já ensinei em meus cursos, como passar o ferro a vapor sobre a costura do caseado, na área que foi a finalização da costura.

Nas peças 3D, em sua grande maioria, não temos este problema. Geralmente temos uma abertura para o preenchimento que sempre será escondida.

O que quero dizer com tudo isso? Que podemos sim ter uma alta produtividade fazendo peças 3D, ouso dizer talvez até mais do que as 2D.

Não podemos deixar de nos desafiar a confeccionar peças diferentes. Isso é bom para nossa criatividade e para o nosso potencial como artesãos, sempre nos enriquecendo um pouco mais.

Por isso, sem acreditar nas mentiras que dizem por aí... Difícil e complicado?! Que nada!






Provo tudo isso aqui, passo a passo nessa apostila. Te garanto, vai se surpreender!

Para mais detalhes sobre a Apostila Digital Coelhinho, clique AQUI.













Obrigada pela visitinha,

volte sempre e fique a vontade para comentar e pinar as fotos para o Pinterest, eu adoro!

Fernanda Lacerda | Boutique do Feltro


#feltro #felt #handmade #apostiladigitalfeltro #apostiladigital #coelho #coelhodapascoa #coelho3d #boutiquedofeltro #passoapasso #pap

714 visualizações2 comentários